segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Carta Aberta ao Sr Prefeito Sandro Matos




São João de Meriti, 13 de Janeiro de 2009.

Exmo. Sr.
Sandro Matos
Prefeito da Cidade de São João de Meriti.


Sr Prefeito,

Me chamo Luiz Gustavo, 28 anos, comerciário, cidadão meritiense, com a auto-estima muito abalada há anos, mas mesmo assim cidadão meritiense.
Oxalá em sua gestão eu possa dizer com orgulho da minha cidadania municipal. Mas, por enquanto isso não é possível, pois há anos vejo a minha cidade ser solapada por maus governantes e políticos profissionais que só tem visado o enriquecimento ilícito, às custas da ignorância do povo que aqui necessita viver.
Oxalá eu tenha orgulho de novos recordes de nossa cidade, o "formigueiro das Américas", cuja desidade demográfica é a maior do continente (quase meio milhão de pessoas vivendo em 34,996km²), e não dos antigos recordes: Cidade mais poluída do Estado, Maior índice de hanseníase e tuberculose e um dos maiores índices de semi-analfabetismo de todo o Rio de Janeiro.
Estou cansado Senhor Prefeito! Há 28 anos vislumbro os mesmos recordes, além de ter de suportar toneladas de lixo pelas ruas, estas mesmas sem asfalto e saneamento básico. E, onde havia asfalto, daqui a pouquíssimo tempo, teremos novamente barro e lama, em virtude do estado em que se encontram. É vergonhoso o atual estado das Avenidas Comendador Telles e Estrada São João-Caxias, ambas vias de acesso ao centro da cidade de Duque de Caxias e umas das principais artérias de nossas cidades.
Como cidadão só tenho um sentimento em relação ao estado atual de nossa cidade: vergonha! Mas ainda possuo esperanças que tudo possa mudar e coloco minhas expectativas em uma gestão de qualidade e sucesso, e creio que Vossa Excelência possa ser o autor da mudança de realidade para o povo desta cidade.
Dá pra melhorar a qualidade de vida do nosso povo sem muitas verbas e recursos, mas com muita boa vontade, creio nisso! E crendo nisso é que me senti na obrigação de escrever à Vossa Excelência esta Carta Aberta, que não é um pedido de uma pessoa, mas creio, de toda uma cidade. E, como cidadão, alisto à Vossa Excelência algumas propostas, e solicito que sejam analisadas com carinho e respeito.




1. Saneamento, Urbanização e Transportes




a. Asfaltamento ou reasfaltamento das principais vias, incluindo-se também construção de calçadas padronizadas e adequadas à portadores de necessidades especiais (em São João de Meriti não há calçadas padronizadas em nenhuma via).
b. Sinalização das principais vias.
c. Criação de canteiros nas avenidas principais e plantação de árvores nas nossas poucas praças.
d. Pontos de ônibus padronizados e confortáveis para a população.
e. Reurbanização completa de Vilar dos Telles e Centro, com padronização de calçadas e fiação subterrânea.

2. Meio Ambiente.






a. Criação de uma Área de Proteção Ambiental (APA) no morro da Aeronáutica, no bairro Jardim Sumaré, umas das raríssimas áreas verdes da cidade. Demarcação dos limites da reserva e remoção das casas recém construídas no alto do morro.
b. Reflorestamento do morro da carioca, em Vilar dos Teles, que está sendo completamente devastado pela ocupação irregular.
c. Projeto de Plantação de Árvores em áreas públicas da cidade.

3. Educação.

a. Abertura das Escolas nos fins de semana, com realização de atividades culturais.
b. Criação de Pré-Vestibular comunitários em todas as ecolas municipais, funcionando sempre nos finais de semana.
c. Criação de Bibliotecas públicas com acesso à internet nas maiores escolas municipais, com acesso de toda a comunidade à Biblioteca.

4. Cultura.
a. Criação de um Teatro Municipal em Vilar dos Teles.
b. Recuperação do nosso patrimônio histórico, como o Sítio da Carioca, em Venda Velha e da "Fazenda do Embaixador" em Jd. Sumaré.


5. Saúde.
a. Negociação com o Estado para a finalização da obra do Hospital Municipal.
b. Projeto Médico de família.

6. Trânsito
a. Melhora do trânsito nos acessos da cidade e no acesso ao Shopping Grande Rio.

Confiante de que terei, como cidadão, ao menos algumas destas solicitações atendidas, aqui finalizo.

Att,
Luiz Gustavo.
gustavomozzao@gmail.com

24 comentários:

Filha do Rei disse...

LUIZ, PARABÉNS PELA INICIATIVA!É GRATIFICANTE VER JOVENS COMO VOCÊ, QUE SE PREOCUPAM COM A REALIDADE A SUA VOLTA E SABEM REIVINDICAR SEUS DIREITOS. SOU UMA CIDADÃ DA BAIXADA (CAXIAS) , TENHO FAMILIARES QUE MORAM EM SÃO JOÃO DE MERITI E TAMBÉM SOFRO COM O ABANDONO E O DESCASO DOS GOVERNANTES. ESTAREI NA TORCIDA PARA QUE SUA VOZ SEJA OUVIDA!!
MARCIA

Anônimo disse...

Realmente São João está merecendo mais atenção de seus governantes!!!Eu moro em Caxias,mas já trabalhei em São João,conheço a cidade toda...e hj trabalho em Mesquita e passo pela cidade todo dia de moto...como sofro c/ os enormes buracos!!!
Espero que esse novo governo realize mudanças radicais na querida São João de Meriti!!!

MaxGama disse...

Como co-irmão seu (moro em Caxias), venho lhe dar os parabéns. Tenho impressão de que esse Governo do Sandro Mattos vai fazer história. São muito problemas para pouco tempo e verbas, mas creio que ele colocará toda a energia para a solução da maioria deles. Até porque se o fizer, ele será lembrado para a eternidade como o Prefeito que mudou a história de SJM.

Jessé Bigois disse...

Parabéns pelo excelente protesto!!!
Muito interessante a sua forma de mostrar a realidade da sua cidade e oferecer sugestões de melhorias aos nossos representantes políticos.
Bom seria se 70% dos nossos jovens tivessem essa consciência e esta capacidade de fazer protestos tão inteligentes.
Espero que essa carta seja lida por muitos jovens e adultos, que conscientes ou não, acreditam que os recursos arrecados pelo estado, através de tributos, devem ter esta finalidade, investimentos em educação, saúde, saneamento básico, segurança, enfim todas as áreas das nossas cidade. E espero também que as autoridades de São João do Meriti também leiam e se conscientizem de que eles são os grandes responsáveis por administrar os recursos públicos e promover as melhorias que os cidadõas da sua cidade tem como direito básico, e com certeza, merecem.

AMO SAQUAREMA disse...

Parabéns,
Você relacionou todas as emergências que o Municipio de S.J.Meriti precisa.Toma a Deus que ele faça um governo ,honesto,trabalhador, e apresentando progresso para a cidade que é tão abandonada.
È uma vergonha...Vivo aí mais 40 anos em Eden e sei o que é isso ...
Uma vergonha !!!!!
Um grande abraço e felçicidades.
M@ do Carmo S.Oliveira

carmem disse...

Morei em Eden 40 anos e sei o que é um verdadeiro abandono.
O municipio de São João de Meriti precisa de um governo que eleve a cidade ,limpe e arborise. Faça tudo para progredir...Basta de governos que nada fazem.!!!!!! Tomara a Deus, que Sandro Mattos faça alguma coisa.... Estamos esperando...Abraços ...felicidades.
MCarmo S.OLiveira

Maristela disse...

É isso aí meu amigo, parabéns, pode ter a certeza de que você falou por todos os moradores que querem ver este Município diferente e um lugar digno de viver. Saiba que estou orando para que tudo isso mude. Um grande abraço e continua nesta força!

Terapeuta Corporal disse...

Parabéns pelas fotos expostas... ta muito bonito...vou vir aqui sempre pra matar a saudade de Caxias...
Fique na Paz
Lucia

Unknown disse...

senhor prefeito sou moradora do bairro d tomazinho são joão d meriti cituada na rua joana leopoldina 170 meu nome é argemira dos santos sou comerciaria tenho 39anos e duas filhas menores estamos a mais d 2meses com problema d agua ate um certo local na mesma rua cai agua j chegando n fim do morro começa o sacrificio não vem nem com bomba precisamos d ajuda roupas tenho que lavar com agua d chuva quando chove a situação esta critica e borracha esticada a onde estiver caindo agua que conseguir conseguiu e uma concorrencia as vezes ocorre discurções p causa d agua por favor entre com a providencia eu não tenho condições d comprar carro pipa desde já o agradeço

Unknown disse...

Luiz,moro em meriti mas tenho vergonha de contar pois sempre sou motivo de piadinhas tipo visite são joão antes que ele acabe,bem vindo ao rali são joão,os buracos de são joão não tem mas ruas,são joão cidade entregue aos matos, SANDRO MATOS,GIL MATOS,MARCELO MATOS. sera que un dia terei orgolho de falar que moro aqui.

Unknown disse...

eu tenho certeza que SANDRO mATOS ficará na historia de sjmeriti como o melhor prefeito de todos que ja passaram.só tem um ano de mandato e ja vi muitas melhorias.Ele tem bons projetos e sei que vai coloca-los em pratica.temos que ter um pouco de paciencia .

Unknown disse...

MEU NOME É JAIR FERREIRA DA SILVA,DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE VENDA VELHA,ESTIVE NO SEU GABINETE NA SEXTA - FEIRA COM A COMISSÃO DA ASSOCIAÇÃO,ONDE ENTRE OUTRAS RECLAMAÇÕES FIZEMOS TAMBÉM A DE UM VALÃO QUE FICA NA RUA PROJETADA A,LEVAMOS FOTOS QUE A VOSSA EXELÊNCIA
PASSOU PARA O SENHOR ALIRIO,PEDIU QUE ELE ENTRASSE EM CONTATO COMIGO NA SEGUNDA - FEIRA 31/05/10,PARA VIR NO LOCAL,PARA QUE PUDESSEMOS VER O QUE PODERIA SER FEITO,ESTOU AGUARDANDO CONTATO,AGUARDAMOS RESPOSTA.
MUITO OBRIGADO
JAIR

Unknown disse...

ESTOU MUITO FELIZ,POR VER QUE O QUE VC PROMETEU ESTÁ COMEÇANDO A SER REALIZADO,MUITAS PESSOAS NÃO ENTENDE QUE O PROCESSO É LENTO!!!!!!MAS JÁ VEJO MELHORIAS.
É ISSO AÍ EU E TD MINHA FAMILIA TE APOAIMOS.RUMO Á VITÓRIA !!!!!!!!!
ABRAÇOS,ME SINTO LISONGEADA DE NÃO TER JOGADO MEU VOTO FORA!!!!
BOA SORTE!!!!!!

Unknown disse...

Agradeço a informação, mas na sexta-feira(3/9/2010), caiu um pouco d'água na torneira, mas logo após algumas horas parou, devido a força d'água que foi baixa, não houve potência suficiente para subir e encher as caixas. Resulto disto, continuei os primeiros dias do feriado tomando banho de balde e por pouco não fiquei sem água para beber. Gostaria de saber, como podem reparar nas datas dos e-mails abaixo, o porquê a bomba da 1º de Maio pára de funcionar em vésperas de grandes feriados e só normaliza o funcionamento normal após o fim destes feriados. Creio que tal situação já deveria ser investigada, pois não podemos deixar que o saneamento básico, algo primordial na vida do cidadão seja comprometido. Se existe alguém que fiscalize o abastecimento de água, desempenho dos equipamentos responsáveis por esta função, este alguém deveria agir, pois está ficando cada vez mais difícil, sobreviver nesta cidade(São João de Meriti).
Senhor Prefeito Sandro Mattos,
Gostaria de agradecer a pronta-resposta que tem dado todas as vezes que solicitado. Nunca vi tantas obras e melhorias na cidade como agora. Mas hoje vejo a necessidade de uma cobrança maior em cima da concessionária de saneamento básico, pois os cidadãos estão praticamenta abandonados. Durante a minha ida na casa de um amigo nestes dias sem água, percebi a imensa quantidade de pessoas que preferiram pagar caminhões pipas d'água como alternativa no abastecimento. A água que é um direito de todo cidadão, passou a ser um produto, comercializado, fonte de renda para o bolsos de pessoas que se julgam mais inteligentes e querem vencer as custas de pessoas menos favorecidas. Creio que isto não é saneamento básico. Segue abaixo algumas definições de saneamento básico, conforme apostila da UFRRJ:
O saneamento básico se restringe:
- abastecimento de água às populações, com a qualidade compatível
com a proteção de sua saúde e em quantidade suficiente para a
garantia de condições básicas de conforto;
- coleta, tratamento e disposição ambientalmente adequada e
sanitariamente segura de águas residuárias (esgotos sanitários,
resíduos líquidos industriais e agrícola;
- acondicionamento, coleta, transporte e/ou destino final dos resíduos
sólidos (incluindo os rejeitos provenientes das atividades doméstica,
comercial e de serviços, industrial e pública); e
- coleta de águas pluviais e controle de empoçamentos e inundações.
Deixo uma pergunta para todos que estão lendo este texto. Será que algumas destas definições acima se encaixa para o tipo de saneamento que os moradores de Agostinho Porto, bairro da cidade de São João de Meriti têm? Creio que não, pois sem água até para beber, já tive que ferver água, o que não me garante um água potável, muito menos conforto, já que não posso tomar banho como um cidadão decente, não posso utilizar roupas limpas e muito menos limpar o local que moro. Até relações intímas com minha esposa não posso ter, já que depois só posso tomar banho de balde, o que me limita no uso da água.
Acho um absurdo isto. Sei que talvez não possa ser ouvido e até mesmo comprometer a minha integridade física e a da minha família, mas não consigo mais ficar quieto e o que desejo é fazer o correto.

Unknown disse...

Agradeço a informação, mas na sexta-feira(3/9/2010), caiu um pouco d'água na torneira, mas logo após algumas horas parou, devido a força d'água que foi baixa, não houve potência suficiente para subir e encher as caixas. Resulto disto, continuei os primeiros dias do feriado tomando banho de balde e por pouco não fiquei sem água para beber. Gostaria de saber, como podem reparar nas datas dos e-mails abaixo, o porquê a bomba da 1º de Maio pára de funcionar em vésperas de grandes feriados e só normaliza o funcionamento normal após o fim destes feriados. Creio que tal situação já deveria ser investigada, pois não podemos deixar que o saneamento básico, algo primordial na vida do cidadão seja comprometido. Se existe alguém que fiscalize o abastecimento de água, desempenho dos equipamentos responsáveis por esta função, este alguém deveria agir, pois está ficando cada vez mais difícil, sobreviver nesta cidade(São João de Meriti).
Senhor Prefeito Sandro Mattos,
Gostaria de agradecer a pronta-resposta que tem dado todas as vezes que solicitado. Nunca vi tantas obras e melhorias na cidade como agora. Mas hoje vejo a necessidade de uma cobrança maior em cima da concessionária de saneamento básico, pois os cidadãos estão praticamenta abandonados. Durante a minha ida na casa de um amigo nestes dias sem água, percebi a imensa quantidade de pessoas que preferiram pagar caminhões pipas d'água como alternativa no abastecimento. A água que é um direito de todo cidadão, passou a ser um produto, comercializado, fonte de renda para o bolsos de pessoas que se julgam mais inteligentes e querem vencer as custas de pessoas menos favorecidas. Creio que isto não é saneamento básico. Segue abaixo algumas definições de saneamento básico, conforme apostila da UFRRJ:
O saneamento básico se restringe:
- abastecimento de água às populações, com a qualidade compatível
com a proteção de sua saúde e em quantidade suficiente para a
garantia de condições básicas de conforto;
- coleta, tratamento e disposição ambientalmente adequada e
sanitariamente segura de águas residuárias (esgotos sanitários,
resíduos líquidos industriais e agrícola;
- acondicionamento, coleta, transporte e/ou destino final dos resíduos
sólidos (incluindo os rejeitos provenientes das atividades doméstica,
comercial e de serviços, industrial e pública); e
- coleta de águas pluviais e controle de empoçamentos e inundações.
Deixo uma pergunta para todos que estão lendo este texto. Será que algumas destas definições acima se encaixa para o tipo de saneamento que os moradores de Agostinho Porto, bairro da cidade de São João de Meriti têm? Creio que não, pois sem água até para beber, já tive que ferver água, o que não me garante um água potável, muito menos conforto, já que não posso tomar banho como um cidadão decente, não posso utilizar roupas limpas e muito menos limpar o local que moro. Até relações intímas com minha esposa não posso ter, já que depois só posso tomar banho de balde, o que me limita no uso da água.
Acho um absurdo isto. Sei que talvez não possa ser ouvido e até mesmo comprometer a minha integridade física e a da minha família, mas não consigo mais ficar quieto e o que desejo é fazer o correto.

Unknown disse...

Agradeço a informação, mas na sexta-feira(3/9/2010), caiu um pouco d'água na torneira, mas logo após algumas horas parou, devido a força d'água que foi baixa, não houve potência suficiente para subir e encher as caixas. Resulto disto, continuei os primeiros dias do feriado tomando banho de balde e por pouco não fiquei sem água para beber. Gostaria de saber, como podem reparar nas datas dos e-mails abaixo, o porquê a bomba da 1º de Maio pára de funcionar em vésperas de grandes feriados e só normaliza o funcionamento normal após o fim destes feriados. Creio que tal situação já deveria ser investigada, pois não podemos deixar que o saneamento básico, algo primordial na vida do cidadão seja comprometido. Se existe alguém que fiscalize o abastecimento de água, desempenho dos equipamentos responsáveis por esta função, este alguém deveria agir, pois está ficando cada vez mais difícil, sobreviver nesta cidade(São João de Meriti).
Senhor Prefeito Sandro Mattos,
Gostaria de agradecer a pronta-resposta que tem dado todas as vezes que solicitado. Nunca vi tantas obras e melhorias na cidade como agora. Mas hoje vejo a necessidade de uma cobrança maior em cima da concessionária de saneamento básico, pois os cidadãos estão praticamenta abandonados. Durante a minha ida na casa de um amigo nestes dias sem água, percebi a imensa quantidade de pessoas que preferiram pagar caminhões pipas d'água como alternativa no abastecimento. A água que é um direito de todo cidadão, passou a ser um produto, comercializado, fonte de renda para o bolsos de pessoas que se julgam mais inteligentes e querem vencer as custas de pessoas menos favorecidas. Creio que isto não é saneamento básico. Segue abaixo algumas definições de saneamento básico, conforme apostila da UFRRJ:
O saneamento básico se restringe:
- abastecimento de água às populações, com a qualidade compatível
com a proteção de sua saúde e em quantidade suficiente para a
garantia de condições básicas de conforto;
- coleta, tratamento e disposição ambientalmente adequada e
sanitariamente segura de águas residuárias (esgotos sanitários,
resíduos líquidos industriais e agrícola;
- acondicionamento, coleta, transporte e/ou destino final dos resíduos
sólidos (incluindo os rejeitos provenientes das atividades doméstica,
comercial e de serviços, industrial e pública); e
- coleta de águas pluviais e controle de empoçamentos e inundações.
Deixo uma pergunta para todos que estão lendo este texto. Será que algumas destas definições acima se encaixa para o tipo de saneamento que os moradores de Agostinho Porto, bairro da cidade de São João de Meriti têm? Creio que não, pois sem água até para beber, já tive que ferver água, o que não me garante um água potável, muito menos conforto, já que não posso tomar banho como um cidadão decente, não posso utilizar roupas limpas e muito menos limpar o local que moro. Até relações intímas com minha esposa não posso ter, já que depois só posso tomar banho de balde, o que me limita no uso da água.
Acho um absurdo isto. Sei que talvez não possa ser ouvido e até mesmo comprometer a minha integridade física e a da minha família, mas não consigo mais ficar quieto e o que desejo é fazer o correto.

Unknown disse...

Agradeço a informação, mas na sexta-feira(3/9/2010), caiu um pouco d'água na torneira, mas logo após algumas horas parou, devido a força d'água que foi baixa, não houve potência suficiente para subir e encher as caixas. Resulto disto, continuei os primeiros dias do feriado tomando banho de balde e por pouco não fiquei sem água para beber. Gostaria de saber, como podem reparar nas datas dos e-mails abaixo, o porquê a bomba da 1º de Maio pára de funcionar em vésperas de grandes feriados e só normaliza o funcionamento normal após o fim destes feriados. Creio que tal situação já deveria ser investigada, pois não podemos deixar que o saneamento básico, algo primordial na vida do cidadão seja comprometido. Se existe alguém que fiscalize o abastecimento de água, desempenho dos equipamentos responsáveis por esta função, este alguém deveria agir, pois está ficando cada vez mais difícil, sobreviver nesta cidade(São João de Meriti).

simpático disse...

Bom dia: A/C DO PREFEITO .
Minha mãe é camelô em SÃO JOÃO DE MERITI, á noite na Ciclovia ( Polo Gastronômico ).
Após as 18:00 horas , aparecem vários homens dizendo serem LÍDERES como eles falam , para cobrarem dinheiro de quem está trabalhando. Só que agora eles estão proibindo os camelôs que vendem bebidas de utilizar FREEZER para refrigeração do mesmo ,sendo que todos possuem relógio da light.
Há também uma taxa , que eles começaram a cobrar que disseram ser da prefeitura, uma taxa de R$ 7.00 reais , por mesas que os camelôs colocarem em sua localização para atender os clientes.
Pedimos sua ajuda para saber se esse dinheiro é cobrado devidamente pela prefeitura ou é cobrado indevidamente? Está correto essa cobrança por quantidade de mesas utilizadas?
Além disso, diminuíram a carga horária de trabalho dos camelôs. Não estão tendo mais respeito pelos trabalhadores.
Nós trabalhadores da ciclovia, pedimos a sua ajuda, pois aqui só tem trabalhador.
Desde já agradeço á sua compreessão.
ASS: Trabalhadores da Ciclovia

VJ Paulo China disse...

E mesmo assim a prefeitura faz um evento milionário com os cahês mais altos da música Brasileira...
http://meriti.rj.gov.br/rodeio2011/INDEX.html

Eduardo disse...

Infelizmente ms um prefeito para derrubar o comercio de S.J de meriti. A guarda municipal imperialista ficam apostos para multar e rebocar carros com placas de outros municipios isso pq o pátio (alarm rio) pertence a familia Matos.Pessoas de outros municipios usam a frase ``comprar em S.J de Meriti é um péssimo negocio!!

Rodrigo Santos disse...

Porque o Pac 2 não chegou á brasil valério prefeito Sandro mattos ???

GLEICE MORADORA INSATISFEITA disse...

Senhor prefeito gostaria de lhe por apar de um acontecimento que ocorreu ontem aqui próximo a minha rua.Tinha uns funcionários seus asfaltando as ruas aqui próximas comentei com ele se ele não poderia também asfaltar minha rua e ele me disse que não pois só asfaltariam as principais.Gostaria de saber porque só as principais merecem pois eu pago IPTU igual as das ruas principais,porque não tenho direito ao asfalto ?Eu e meus vizinhos também votamos inclusive o senhor veio aqui na minha rua antes das eleições e nos prometeu o nosso asfalto.Em Nilópolis cada rua beco tudo e asfaltado o meu objetivo futuro é comprar uma casa em Nilópolis pois acho o melhor município da baixada.Mas tenho que reconhecer que por enquanto o senhor é o melhorzinho prefeito que são João já teve até hoje.por favor de uma olhadinha na minha rua.TRAV.TENENTE PEDRO GOMES MARTINS OBRIGADO.

Aurelio disse...

SANDRO MATOS, VERGONHA, VERGONHA e VERGONHA. FICARÁ NA HISTÓRIA, O PIOR PREFEITO DE SAO JOAO DE MERITI.

marcia disse...

ME CHAMO LIRIA...

SR. PREFEITO, COMO E QUE SENHORA VIUVA QUE O MARIDO MORREU ELETRECULTADO CONTRIBUIU 22 ANOS DE INSS SO PORQUE ELE SETAVA DESEMPREGADO E ELE IRIA COMEÇAR A TRABALHAR NAQUELE MES E MORREU E AGORA? ESTOU DOENTE COM UMA DOENÇA SERISSIMA, LHE DIGO QUE NUNCA TRABALHEI DE CARTEIRA ASSINADA, NAO TENHO INSS, ELA NO INSS ELES DIZEM QUE NAO TENHO DIREITO A NADA! E ESSES ANOS QUE ELE CONTRIBUIU? COMO VOU VIVER E COMPRAR REMEDIOS? TENHO 60 ANOS E POR FAVOR VOCE QUE SEMPRE AJUDA AS PESSOAS PODERIA AJUDAR-ME! POIS NEM AO LOANS DIZEM QUE NÃO TENHO DIREITO. AGUARDO SUA RESPOSTA... MEU IMAIL É DA MINHA FILHA, CMARCIA26@ROCKETMAIL.COM. TENHA UMA ÓTIMA TARDE! OBRIGADA!!!!!